Programação

1 - Mídia, Poder e Democracia

Protagonismo, interesses e interferências das mídias nos processos sócio-políticos nos planos nacional e internacional. Monopólio da informação: as mídias tradicionais pautando a Sociedade e a Política. Informação, contra-informação e desinformação: as pós-verdades como estratégia de intervenção política e ideológica na vida social. As ações das mídias tradicionais e das “livres” na crise brasileira. A qualidade e idoneidade da informação como direitos de Cidadania. A Regulação como pilar do controle social democrático sobre a comunicação.

2 - Justiça e Cidadania: extremos, riscos e desafios da crise brasileira

Análise crítica do processo de judicialização da Política e de politização da Justiça: caminhos da desconstituição da Cidadania. Os gritos e sussurros da Democracia ameaçada. Refundações, recriações e outras estratégias para a transformação democrática e cidadã dos sistemas e dos poderes no Brasil.

3 - Ciência & Tecnologia, Conhecimento & Cidadania: o ‘admirável mundo novo’?

Análise crítica da “Sociedade do Conhecimento” e da “Sociedade da Informação”. Vertigens, perspectivas e riscos das inovações científicas e tecnológicas. O Conhecimento sequestrado. Monopólios e desigualdades: a humanidade ameaçada. Ciência e crise civilizatória: narrativas em disputa

4 - A invenção e a ‘reinvenção necessária’ do Nordeste

Origens, fundamentos, razões e forças da periferização do nordeste. Linguagens, narrativas, estereótipos: o instrumental da ‘invenção’. O passado em disputa. Os sentidos sob a “história” do espaço regional. A nordestinização do Nordeste: uma geografia forçada da periferia.

5 - Avanços e intervenções da Cidadania para a refundação democrática da Política

Desigualdades sociais e profundidades das crises política, societária, civilizatória. A transformação do sistema político e sua liberação da tutela do poder econômico. Função social estratégica das políticas públicas. A “radicalização” da Cidadania orientada para a requalificação democrática da Política

6 - A Construção e a Desconstrução Social da Subcidadania

Indivíduo e Sociedade. Matrizes da subcidadania no Brasil: os abandonados, a ralé brasileira, racismo e outros marcadores sociais da desigualdade. Esquerda, Direita e os mitos fundadores da Nação.

7- Caminhos e descaminhos do desenvolvimento: o nordeste de volta para o futuro

Retrospectiva, balanço e perspectivas do desenvolvimento regional. O campo e a cidade: dilemas, impasses, disputas e soluções. O local e o integrado, o Estado e a Sociedade: a reinvenção produtiva orientada para a emancipação social. Hegemonia, alternativas e consciência ambiental: novos paradigmas para o desenvolvimento. 

8 - Poder judiciário, sociedade e democracia: por um novo equilíbrio da cidadania 

Ementa de referênciaSuperfícies e profundidades da crise institucional brasileira. Os poderes em questão: “o rei está nu”. A sociedade profunda “entra em cena”: faces, sustos, riscos e freios das desigualdades, dos preconceitos e do retrocesso. A política e a ideologia que atravessam as narrativas em disputa. O poder judiciário e a defesa e o aperfeiçoamento do “Estado Democrático de Direito”: impasses e requisitos. 

9 - Pensando um novo projeto de país (I)

Pressupostos, paradigmas e perspectiva estratégicas para um projeto de Nação.

10 - Pensando um novo projeto de país (II)

Pressupostos, paradigmas e perspectiva estratégicos para um Projeto de Nação.

11- Identidade, representação, conflito e convívio cultural: a Sociedade transformada

A questão cultural considerada em suas dimensões civilizatória, identitária, sócio-histórica, crítico-transformadora, estética e artística. Um ponto de partida para a requalificação do debate sobre gênero, raça e juventude.