Programação

Programação

1 - Mídia, Poder e Democracia

Protagonismo, interesses e interferências das mídias nos processos sócio-políticos nos planos nacional e internacional. Monopólio da informação: as mídias tradicionais pautando a Sociedade e a Política. Informação, contra-informação e desinformação: as pós-verdades como estratégia de intervenção política e ideológica na vida social. As ações das mídias tradicionais e das “livres” na crise brasileira. A qualidade e idoneidade da informação como direitos de Cidadania. A Regulação como pilar do controle social democrático sobre a comunicação.

2 - A Nação sob incerteza: profundidades e sentidos da crise brasileira

Posições do palestrante convidado. Itens centrais da uma Agenda de análise e de superação da crise e de formulação estratégica para o Brasil.

3 - Justiça e Cidadania: extremos, riscos e desafios da crise brasileira

Análise crítica do processo de judicialização da Política e de politização da Justiça: caminhos da desconstituição da Cidadania. Os gritos e sussurros da Democracia ameaçada. Refundações, recriações e outras estratégias para a transformação democrática e cidadã dos sistemas e dos poderes no Brasil.

4 - A Construção Social da Subcidadania: “ou como o país se deixa manipular pela elite”

5 - Avanços e intervenções da Cidadania para o controle democrático da Política

A urgente transformação do sistema político e sua liberação da tutela do poder econômico. Defesa, ampliação e controle social amplo das políticas públicas. A “radicalização” da Cidadania orientada para a requalificação democrática da Política.

6 - Civilização e Barbárie: caminhos da resistência

Avanços da Barbárie e Resistências: Guerras, Terrorismo(s), Fundamentalismos, Violência(s) Urbanas, Surgimento e escalada de um neofascismo; a necessidade da resistência.

7- As veias abertas da América Latina

Declínio da democracia na AL: crítica e ‘autocrítica’ da hegemonia de esquerda. O papel dos EUA e de seus interesses na desestabilização da AL. Direitas x esquerdas: semelhanças e diferenças com o Brasil.

8 - A invenção e a reinvenção necessária do Nordeste

Origens, fundamentos e razões da periferização do nordeste. As marcas e dimensões do anacronismo e as dimensões da superação da subalternização. Um salto necessário para o “centro”.

9 - Pensando um novo projeto de país (I)

Pressupostos, paradigmas e perspectiva estratégicas para um projeto de Nação.

10 - Pensando um novo projeto de país (II)

Pressupostos, paradigmas e perspectiva estratégicos para um Projeto de Nação.

11- Identidade, representação, conflito e convívio cultural: a Sociedade transformada

A questão cultural considerada em suas dimensões civilizatória, identitária, sócio-histórica, crítico-transformadora, estética e artística. Um ponto de partida para a requalificação do debate sobre gênero, raça e juventude.