Notícias

Ciclo de Debate Contemporâneos segue discutindo temas importantes para o futuro do Brasil

Pense: Palestra de Durval Muniz tem o Nordeste como tema central

publicado: 14/09/2017 08h46, última modificação: 09/10/2018 11h54
Paraíba, Governo do Estado, Pense, Ciclo, Palestras, Temas, Ricardo Coutinho, Durval Muniz, Nordeste
DURVAL.jpg

Pense: Palestra de Durval Muniz tem o Nordeste como tema central

Durval Muniz Júnior será o quarto palestrante do Pense - Ciclo de Debates Contemporâneos da Paraíba, nesta quinta-feira (14), na sala de concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural, a partir das 19h. O tema da palestra será A invenção e a ‘reinvenção necessária’ do Nordeste. A entrada é gratuita.

Em sua palestra, o professor e pesquisador Durval Muniz discorrerá sobre origens, fundamentos, razões e forças da periferização do Nordeste. Também abordará Linguagens, narrativas, estereótipos: o instrumental da ‘invenção’; e falará ainda sobre o passado em disputa; e os sentidos sob a “história” do espaço regional. A nordestinização do Nordeste: uma geografia forçada da periferia também será debatida na palestra, que ainda discutirá Resistências e superação da subalternização: um salto para o “centro”.

O Ciclo de Debates Contemporâneos da Paraíba promoverá debates durante todo este segundo semestre de 2017 e também vai discutir assuntos como Avanços e intervenções da cidadania párea o controle democrático da política, com Frei Betto, no dia 27 de setembro; além do tema As veias abertas da América Latina; A nação sob incerteza: profundidades e sentidos da crise brasileira. Também já confirmaram participação no “Pense” nomes como Mino Carta, entre outros.

Durval Muniz Júnior é professor permanente do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Pernambuco, professor titular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Pós-Doutor pela Universidade de Barcelona; pesquisador e autor nas áreas de Teoria e Filosofia da História, especialmente quanto aos temas gênero, Nordeste, identidade, cultura, biografia histórica, produção de subjetividades e história das sensibilidades.